Sueli
Este usuário ainda não compartilhou nenhuma informação biográfica
Homepage: http://www.filosofante.com.br
Artigos por Sueli
Toda NUDEZ Será castigada
22/10/08
Ontem ao ver uma reportagem de uma emissora de TV, que entrevistava Lindembergue no caso Eloá, o rapaz estava nu. Dizia ele que se pudesse voltaria no tempo, muito antes do ocorrido. Sua intenção era ficar o maior tempo possível em companhia da garota, visto que não se entendiam por ciúmes um do outro, segundo ele. Ao terminar a reportagem fiquei entre um drama shakesperiano, a peça teatral de Nelson Rodrigues, Toda nudez será castigada ou a minissérie de Euclydes Marinho, Quem ama não mata. Se a arte imita a vida, optaria por Toda Nudez será Castigada. Ele, Lindembergue nu na prisão, e os valores familiares algemados atrás dele, despido destes valores, será castigado. Porém, uma pequena lacuna neste entendimento. E quem não se encontra nu diante dos holofotes, no episódio do pai de Eloá e tem atrás de si uma história de morte?Só restou Quem Ama não Mata. Não somente mortes passionais, como é o caso da minissérie. Morte por interesses. Entretanto não foi arte. É a vida e deveria ser bonita.
Ó beleza! Onde está tua verdade?Willian Shakespeare
[Sueli da Silva Pareto]
2º Período de Filosofia
Era uma vez…
04/10/08
Era uma vez…
Uma pessoa que entrou em uma padaria e pediu:
Por favor, eu quero dois pãezinhos e duas roscas.
O atendente, outra pessoa, pergunta de volta:
-Mas você quer pão Frances ou de forma?
Responde o primeiro:
Tanto faz a minha bicicletinha é verde…
A primeira vista esta pequena introdução pode parecer ridícula, mas não são todas as cartas de amor ridículas?
Mais >
Segundo dia…
01/10/08
Epifania: (sensação)
O termo é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém “encontrou a última peça do quebra-cabeça e agora consegue ver a imagem completa”. É aplicado quando um pensamento inspirado e iluminante acontecem que parece ser divino em natureza (este é o uso em língua inglesa, principalmente, como na expressão I just had an epiphany, o que indica que ocorreu um pensamento, naquele instante, que foi considerado único e inspirador, de uma natureza quase sobrenatural)—-> Macabéa —–> A Hora da Estrela— à Clarice Lispector— à Profª. Dra. Mírian dos Santos (UNIVÁS).
Mais >
Primeiro dia…
30/09/08
“Cada coisa tem um instante em que ela É”
- Clarice Lispector
Foi assim o primeiro dia da III Jornada de Filosofia da Faculdade Católica de Pouso Alegre, com o tema Filosofia e Literatura. Na abertura contamos com a Participação do Coral do Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, e a palestrante convidada Profª. Dra. Olga de Sá (FATEA – Lorena-SP)que nos proporcionaram este instante.
“Todos os dias devíamos ouvir um pouco de música, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possível, dizer algumas palavras sensatas”_Goethe
Para quê Filosofia? Para quê Literatura?Com estas duas perguntas a Dra.Olga nos conduziu de Sócrates, “Sei que nada sei”, a massa de uma barata esmagada pela cintura, livro A Paixão Segundo G.H. – Clarice Lispector.
“Poesia e Filosofia dialogam com o contexto, não há razão para excluir qualquer grupo social da Filosofia e é fazendo o caminho com o sensibilizar, problematizar e posteriormente a conceituação, com as questões da vida”
A Linguagem Filosófica. A Linguagem Literária. Não ler é estar em uma gaiola sem possibilidade de erguer “as antenas”.
Obrigado Profª. Dra. Olga de Sá
Escrito por: Sueli da Silva Pareto
2º Período de Filosofia