Arquivo de abril 2009
Descartes: Prova da Existência de Deus
15/04/09
1ª Prova a priori pela simples consideração da ideia de ser perfeito
”Dado que, no nosso conceito de Deus, está contida a existência, é correctamente que se conclui que Deus existe.
Considerando, portanto, entre as diversas ideias que uma é a do ente sumamente inteligente, sumamente potente e sumamente perfeito, a qual é, de longe, a principal de todas, reconhecemos nela a existência, não apenas como possível e contingente, como acontece nas ideias de todas as outras coisas que percepcionamos distintamente, mas como totalmente necessária e eterna. E, da mesma forma que, por exemplo, percebemos que na ideia de triângulo está necessariamente contido que os seus três ângulos iguais são iguais a dois ângulos rectos, assim, pela simples percepção de que a existência necessária e eterna está contida na ideia do ser sumamente perfeito, devemos concluir sem ambiguidade que o ente sumamente perfeito existe.”
{ Descartes, Princípios da Filosofia, I Parte, p. 61-62. }
2ª Prova a posteriori pela causalidade das ideias
”Assim, dado que temos em nós a ideia de Deus ou do ser supremo, com razão podemos examinar a causa por que a temos; e encontraremos nela tanta imensidade que por isso nos certificamos absolutamente de que ela só pode ter sido posta em nós por um ser em que exista efetivamente a plenitude de todas as perfeições, ou seja, por um Deus realmente existente. Com efeito, pela luz natural é evidente não só que do nada nada se faz, mas também que não se produz o que é mais perfeito pelo que é menos perfeito, como causa eficiente e total; e, ainda, que não pode haver em nós a ideia ou imagem de alguma coisa da qual não exista algures, seja em nós, seja fora de nós, algum arquétipo que contenha a coisa e todas as suas perfeições. E porque de modo nenhum encontramos em nós aquelas supremas perfeições cuja ideia possuímos, disso concluímos correctamente que elas existem, ou certamente existiram alguma vez, em algum ser diferente de nós, a saber, em Deus; do que se segue com total evidência que elas ainda existem.”
{ Descartes, Princípios da Filosofia, I Parte, p. 64 }.
3ª Prova a posteriori baseada na contingência do espírito
”Se tivesse poder para me conservar a mim mesmo, tanto mais poder teria para me dar as perfeições que me faltam; pois elas são apenas atributos da substância, e eu sou substância. Mas não tenho poder para dar a mim mesmo estas perfeições; se o tivesse, já as possuiria. Por conseguinte, não tenho poder para me conservar a mim mesmo.
Assim, não posso existir, a não ser que seja conservado enquanto existo, seja por mim próprio, se tivesse poder para tal, seja por outro que o possui. Ora, eu existo, e contudo não possuo poder para me conservar a mim próprio, como já foi provado. Logo, sou conservado por outro.
Além disso, aquele pelo qual sou conservado possui formal e eminentemente tudo aquilo que em mim existe. Mas em mim existe a percepção de muitas perfeições que me faltam, ao mesmo tempo que tenho a percepção da ideia de Deus. Logo, também nele, que me conserva, existe percepção das mesmas perfeições.
Assim, ele próprio não pode ter percepção de algumas perfeições que lhe faltem, ou que não possua formal ou eminentemente. Como, porém, tem o poder para me conservar, como foi dito, muito mais poder terá para as dar a si mesmo, se lhe faltassem. Tem pois a percepção de todas aquelas que me faltam e que concebo poderem só existir em Deus, como foi provado. Portanto, possui-as formal e eminentemente, e assim é Deus.”
{ Descartes, Oeuvres, VII, pp. 166-169. }
Filosofia Urgente
06/04/09
Imagine viver um mundo onde não há pensamentos. Imagine viver em um mundo onde não existam novas propostas nem análise das antigas. Parece-nos impossível vislumbrar tal situação. Como viver sem refletir? Como se relacionar sem ponderar todas as coisas?
Vivemos daquilo que pensamos. Somos exatamente aquilo que pensamos ser. O mundo é tal qual o concebemos. Reagimos às situações de acordo com nossas “cargas” culturais e sociais, porém necessitamos de conhecer mais sobre tudo o que nos cerca. É através do verdadeiro conhecimento que podemos ter uma cosmologia cada vez mais diferenciada.
Como achar o caminho da felicidade? Como encontrar um caminho que nos faça viver em melhores condições? Quais os princípios a serem seguidos? Onde buscá-los. Filósofos antigos já buscavam respostas para perguntas semelhantes. Em seus discursos Sócrates já atentava para o cuidado com a alma, ou seja, o homem deve pensar em coisas mais sublimes, buscando o bem da sociedade, saindo da mesmice e ampliando seu horizonte. A maioria das pessoas, porém vive do senso comum. Não se questiona profundamente sobre a razão das coisas e se acostuma a viver de maneira linear.
Mais >
Homem x Maquina
03/04/09
“O homem, ao mesmo tempo que sonha com todas as suas forças em inventar uma máquina mais forte do que ele mesmo, não pode admitir a possibilidadede não ser o mestre de suas criaturas. Tanto quanto Deus. Poderia Deus ter sonhado em criar o homem superior ao criador e em enfrentá-lo num combate decisivo? É o que, contudo, fazemos com nossas criaturas cibernéticas, às quais oferecemos a oportunidade de nos derrotar.”
{Baudrillard, Jean. Tela Total. Porto Alegre, p. 134, 1997. Editora Sulina.}